Doenças de Corais – Parte 2

Tempo de leitura: 2 minutos

Costumamos pensar nos corais como grandes estruturas de variadas cores e formas. Porém eles também são sensíveis às variações do ambiente e também podem sofrer com doenças.

Ontem eu falei de algumas doenças de corais, suas possíveis causas e o papel do homem em relação a elas. Hoje estou trazendo mais algumas doenças de corais. São fascinantes!

3. Black-Band Disease (BBD)

Black-Band Disease (BBD)-biologia-para-biologos-coral

A Black-Band Disease  foi descoberta a mais de 25 anos por Antonius e é uma  das mais bem compreendidas doenças que afetam os corais. Fatores como estresse e ferimentos são as causas mais indicadas para a doença, apesar de ainda não ter comprovação. Muitos tipos de corais são afetados pela BBD, desde corais volumosos até SPS e gorgônias, porém, cada uma apresenta um nível de resistência e imunidade diferenciados.

Ao contrário das que vimos até agora essa é transmissível por contato próximo.  Sua faixa preta crescente é constituída de vários microorganismos que atuam na degeneração do tecido do coral. Dentre eles encontramos: Hormydium corallyticum, (uma cianobactéria), Pirulina sp, bactérias redutoras de sulfeto (responsável para a cor preta da faixa), Beggiatoa sp. (bactérias que oxidam enxofre), ciliados, protozoários e outras bactérias associadas.

A BBD acontece mundialmente, porém os compostos da faixa preta pode variar até certo ponto. Ela raramente é vista em aquário, porém é sensível à antibióticos e outros tratamentos.

4. Red-Band Disease (RBD)

Red-Band Disease-biologia para biologos- coral

Acredita-se que a causa da Red-Band Disease seja uma associação de cianobactérias com octocorais (predominantemente gorgonias). Ela já foi confundida com a BBD por afetar octocorais e corais duros.

Várias cianobactérias do gênero Schizothrix foram encontradas na faixa vermelha escora, mesmo que P. Corallyticum não tenha sido registrado.

O mais curioso sobre ela é que só avança durante o dia, e por isso torna-se mais lenta que a BBD.

5. Brown-Band Disease

Brown-Band Disease-coral-biologia-para-biologos

É uma doença relativamente nova, mas que tem afetado uma grande quantidade de corais curos na Grande Barreira de Corais. Acredita-se que uma cianobactéria é sua causa, porém ainda não foi confirmada sua relação com a RBD e a BBD.

Essas são algumas das doenças mais comuns que afetam nossos corais pelo mundo. Infelizmente temos perdido uma grande parte dos nosso mais belos corais para essas doenças. Mas é de vital importância lembrar que o maior responsável por isso somos nós mesmos que muitas vezes agimos com negligência, poluindo o solo, os rios e mares. Precisamos ter mais responsabilidade com nossos atos para que a natureza não sofra por nossa causa.

Para ter acesso às primeiras doenças citadas veja meu post de ontem. Nele você também irá encontrar uma legenda para alguns termos usados e minhas fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *