Documentário – Células Tronco: A Chave da Regeneração

Tempo de leitura: 2 minutos

Células tronco são células com alta capacidade de auto renovação e diferenciação, podendo também se dividir e se transformar em outros tipos de células.

Além disso as células tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem especialização. Portanto, podem se auto-replicar gerando outras células tronco ou se transformar em outros tipos de células que foram programadas.

O estudo das células tronco trouxeram uma revolução para a ciência e a medicina, desempenhando hoje papeis importantes.

Onde são usadas?

  • No estudo do funcionamento e crescimento dos organismos. Através da observação do crescimento e duplicação das células tronco foi possível ter um melhor entendimento do funcionamento de alguns órgãos, tecidos  e doenças. É importante também para entender como os tecidos do nosso corpo se mantêm ao longo da vida adulta.
  • Trouxe maior flexibilidade no teste de medicamentos e desenvolvimento de terapias alternativas.
  • Terapia Celular. Isso consiste na troca de células doentes por células novas e saudáveis, ou seja, células tronco programadas. Em teoria, qualquer doença que houver degeneração parcial de tecidos do corpo poderia ser tratada através da Terapia Celular.
  • Estudo do funcionamento dos diversos tipos de células tronco e sua aplicação.
Mesmo após a criação das células iPS, não podemos deixar de utilizar as células-tronco embrionárias, pois sem conhecê-las seria impossível desenvolver a reprogramação celular. Além disso, embora os resultados sejam muito promissores, as iPS e as embrionárias ainda não são 100% iguais e o processo de reprogramação ainda sofre com um mínimo de insegurança por conta da utilização dos vírus.
IPCT  – Instituto de Pesquisa com Células Tronco

Apesar da sua eficácia e benefícios comprovados, por conta das dificuldades enfrentadas na coleta de C.T., as pesquisas ainda estão em estágio inicial.

O cuidado tem que ser rigoroso na coleta e manipulação das células tronco para garantir a qualidade da pesquisa. Além disso a população não é bem informada sobre a importância da doação de células tronco, o que retarda os estudos.

De qualquer forma, elas são o futuro das formas de tratamento alternativo e promete ter ótima eficácia no combate à doenças que hoje não tem cura.

Fonte: IPCT – http://celulastroncors.org.br/

Para saber mais sobre as células tronco eu separei para você esse documentário fantástico!!

Assista e depois compartilhe comigo o que achou!!

Células Tronco :  A Chave da Regeneração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *