Cheiro de terra molhada, de onde vem?

Tempo de leitura: 1 minuto

Quem nunca se sentiu bem depois daquela chuvinha no fim de tarde e aquele cheirinho de terra molhada que sobe? Mas, porque esse cheiro de terra molhada aparece? De onde ele vem?

Eu sempre amei quando isso acontecia, mas um dia me perguntei, por que esse cheiro sempre sobe? O que causa ele? Acreditem ou não, o responsável por esse cheiro é uma inofensiva bactéria chamada Streptomyces coelicolor! Essa é uma espécie de actinobactéria presente no solo e que é “ativada” quando se vê em presença de água. Ela produz esporos que se espalham por toda a superfície da terra e produz uma substância chamada de geosmina, palavra de origem grega que significa “aroma da terra”, nosso cheiro de terra molhada.

É graças a essa substâncias que camelos do deserto de Gobi são capazes de detectar a presença de água a quilômetros de distância. Ou seja, ela é mais do que só um cheirinho confortável para nós, é também o que determinará a diferença entre vida e morte para alguns seres.

Além dessa bactéria, alguns fungos como o Penicillium expansum também produzem a geosmina. Porém o cheiro característico é mais frequentemente relacionado à bactéria já que esse fungo tem outras funções muito importantes.


Fonte:

Schience Blog (http://scienceblogs.com.br/rainha/2011/06/cheiro_de_terra_cheiro_de_chuv/)

1 Comentário


  1. Então, fontes?
    Isso está igual a Superinteressante… Galileu que é um pouco mais séria, coloco links para os artigos científicos e eles apontam efeito aerossol como a talvez principal causa.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *